O XAMANISMO E A SAÚDE ECOLÓGICA DO HOMEM
É inevitável que, quando falamos em ecologia ou xamanismo logo pensemos na Floresta Amazônica, animais em extinção, Protestos anti Poluição, etc... porém, o que a grande maioria das pessoas não percebe é que a Ecologia não está apenas nas matas ou em eventos ambientalistas.
Toda relação do ser humano com o Meio Ambiente em que vive, sendo ele selvagem, rural ou urbano é uma relação Ecológica. Ao todo, existem 7 tipos de saúde: física, emocional, mental, espiritual, familiar, financeira e ecológica... todas elas interdependentes. Não existe como buscar equilíbrio em uma das saúdes e esquecer da outra. O Xamanismo, filosofia primordial na raça humana que tem como característica principal a forma como o homem se relaciona com o ambiente em que vive, nunca foi e nunca será apenas o modo de vida indígena, até porque não é apenas a civilização indígena que faz parte da cultura xamânicas também os povos Mais, Incas, Astecas, Celtas e todas as civilizações antigas do Planeta tiveram origem no Xamanismo e hoje, todos nós podemos ser considerados Neo-Xamânicos, pois todos nós tentamos nos adaptar ao ambiente em que vivemos, ou melhor, tentamos adaptar o ambiente às nossas realidades.
Vivenciar o Xamanismo é trazer de volta nossas raízes sagradas e aprender a compreender melhor o meio ambiente que vivemos, seja ele o ambiente rural, silvestre, urbano, residencial ou profissional e aprender com ele as melhores formas de vivermos em harmonia com ele, reestabelecendo assim nossa saúde ecológica.
Jaya Ahow
Nenhum comentário:
Postar um comentário